
4. O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA
Já vimos que Edward Tylor foi o primeiro a definir o que é cultura, diante disso propôs que a cultura pode ser estudada de forma mais organizada, considerando que ela é um fenômeno natural, lembrando que na natureza nada acontece por acontecer, sempre há uma razão diante disso.
Alguns dos impedimentos que interferem no estudo da natureza humana vieram do acatamento das idéias metafísicas. Tylor explica ainda que há uma igualdade na natureza humana, o que se faz mais preocupado com a diversidade cultural que para ele é justificada pelo modo como os seres se desenvolveram.
Vários estudos foram realizados a respeito do desenvolvimento da cultura, e foi constatado que sua evolução se deu de forma idêntica, ou seja, as sociedades mais evoluídas passavam pelo mesmos processos que as primitivas tiveram que percorrer.
Surge então Franz Boas (1858 – 1949) indo totalmente contra ao evolucionismo, que se denomina uma forma de comparação. Antropólogo e também formador dos mesmos, a antropologia para ele possuía duas atribuições:
1) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares;
2) a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
É exposta ainda nessa parte o processo de desenvolvimento da civilização que é definida como algo notavelmente acumulativo, ou seja, o antigo é somado ao novo. A evolução do homem se deu por meio da criação de seus meios evolutivos, sem ter que sofrer a uma absoluta transformação orgânica. Sendo assim o que diferencia o humano do animal é justamente a cultura.
Durante essa abordagem nota-se que a cultura humana foi um processo muito importante para o enriquecimento do homem e que a linguagem surgiu dessa evolução cultural, e sem essa comunicação via oral, essa grandiosidade, provavelmente tudo isso não existiria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário